O estudo da Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB) é apoiado numa bibliografia vasta e diversificada, bem como na referência do contexto angolano. No ISPLB, atribuímos uma importância crucial ao desenvolvimento das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho, como sejam: a autonomia e a iniciativa; as capacidades de análise e de síntese; a capacidade de trabalhar em grupo; a preocupação com o rigor e a qualidade; a capacidade para trabalhar informação; a habilidade para resolver problemas e adaptar-se a situações novas.
Ainda, no ISPLB é adoptada uma forma de ensino mobilizadora da participação e da criatividade. Durante a licenciatura, os estudantes realizam várias apresentações e discussões em regime de debates a cada dois meses (Projecto Okutanga), no decorrer dos quais aprendem a cooperar com os colegas de forma a atingir objectivos específicos, bem como a expor as suas ideias oralmente e por escrito. Assim, os estudantes encontram um ambiente estudantil único, marcado pela diversidade, pela informalidade, pela participação e pela boa-disposição.
O plano de estudos da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (GRH) inclui um conjunto de unidades curriculares com conteúdos programáticos interdisciplinares, abrangendo as áreas sociais e humanas, bem como as tecnológicas e legais. O curso de licenciatura em GRH tem a seguinte estrutura básica de funcionamento:

Definem-se os seguintes objectivos específicos para os estudantes da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do ISP Lusíada de Benguela:

Os estudantes que pretendam estudar Gestão de Recursos Humanos no ISP Lusíada de Benguela caracterizam-se por assumir um perfil com forte pendor para as relações humanas, habilitando-os para o desempenho de actividades de recrutamento, selecção e integração de colaboradores, bem como a sua manutenção para a contínua participação no alcance dos objectivos organizacionais.

Poderão ter acesso ao curso de licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do ISPLB, os candidatos que tenham concluído o ensino secundário, e que optem por uma das duas formas de acesso:

No ISPLB é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando-se os estudantes com as competências em relações humanas, para deste modo, adquirirem conhecimentos e destrezas nos domínios da gestão, desenvolvimento e organização dos recursos humanos em organizações públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, banca, seguros, investigação, ensino, etc. Os licenciados em GRH pelo ISPLB ficam habilitados para fazer face às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional, podendo assumir funções nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:
Finalmente, interessa referir que as competências contemplam as capacidades de gerir estrategicamente os recursos humanos à disposição da organização, defindo as funções de cada um, bem como o planeamento, organização, direcção e controlo do trabalho.

Tratando-se de uma licenciatura de área científica, os estudantes recebem alguma formação inicial normalmente comum às licenciaturas em áreas científicas, com unidades curriculares de Português, Matemática, Estatística, entre outras. Em paralelo, para além da formação nos processos básicos de gestão de recursos humanos, esta licenciatura proporciona uma aprendizagem consistente sobre o comportamento humano em contexto organizacional.
A licenciatura em Gestão de Recursos Humanos tem uma duração de quatro anos lectivos, compreendidos em 8 (oito) semestres, com um total de 32 (trinta e duas) unidades curriculares semestrais e 5 (cinco) anuais. Todas as unidades curriculares têm carácter de aulas teóricas e/ou aulas práticas. A conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares (unidades curriculares) que integram o plano de estudos e a defesa com sucesso do trabalho de conclusão de curso e/ou do relatório de estágio confere ao aluno o direito à atribuição do grau de licenciado.
