CONTEXTUALIZAÇÃO E OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO

A licenciatura em Gestão de Empresas do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais (DCEE) do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB) conta com um corpo docente qualificado e um plano de estudos que proporciona uma formação completa dos futuros gestores, com uma estrutura curricular que articula unidades curriculares de base como a Economia, Contabilidade e Métodos Quantitativos, com unidades curriculares das áreas funcionais da Gestão como o Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Produção e unidades curriculares integradoras como Estratégia Empresarial. Em paralelo, para além de uma sólida formação nas várias áreas das ciências empresariais, beneficia do contributo de outras unidades curriculares das Ciências Sociais, do Direito, da Matemática e da Informática. Assim, A formação superior em Gestão de Empresas pelo ISPLB alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de gestão, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções actualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da gestão. A licenciatura em Gestão de Empresas tem a seguinte estrutura básica de funcionamento:

  • A licenciatura em Gestão de Empresas do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais (DCEE) do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB) conta com um corpo docente qualificado e um plano de estudos que proporciona uma formação completa dos futuros gestores, com uma estrutura curricular que articula unidades curriculares de base como a Economia, Contabilidade e Métodos Quantitativos, com unidades curriculares das áreas funcionais da Gestão como o Marketing, Finanças, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Produção e unidades curriculares integradoras como Estratégia Empresarial.
  • Em paralelo, para além de uma sólida formação nas várias áreas das ciências empresariais, beneficia do contributo de outras unidades curriculares das Ciências Sociais, do Direito, da Matemática e da Informática.
  • A formação superior em Gestão de Empresas pelo ISPLB alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de gestão, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções actualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da gestão.
  • A licenciatura em Gestão de Empresas tem a seguinte estrutura básica de funcionamento:
    • Carga horária de 3 200 horas.
    • Currículo com unidades curriculares semestrais e uma unidade curricular anual.
    • Matriz Curricular composta por unidades curriculares da especialidade e de carácter geral.
    • Turmas pós-laboral e diurno.
    • Duração regular de 4 (quatro) anos distribuídos por 8 (oito) semestres.
    • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou Estágio Profissional.
  • O curso de licenciatura foi concebido de forma a proporcionar uma formação completa dos futuros gestores de empresas.

No ISPLB é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando os estudantes com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais. A formação ministrada na licenciatura em Gestão de Empresas corresponde à necessidade pluridisciplinar do gestor de forma e dar resposta aos novos desafios duma gestão mais internacionalizada e global.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Definem-se os seguintes objectivos específicos para os estudantes da licenciatura em Gestão de Empresas do ISP Lusíada de Benguela:

  1. Comunicar eficazmente por escrito:
    1. Fornecer explicações de uma forma clara e lógica a públicos específicos;
    2. Redigir documentos com uma aparência profissional;
    3. Citar e parafrasear outros textos corretamente;
    4. Resumir ideias e conclusões de forma eficaz.
  2. Comunicar oralmente de forma eficaz:
    1. Agir com aparência profissional;
    2. Descrever oralmente os assuntos de uma forma estruturada e clara;
    3. Explicar de forma sequencial e lógica informação e ideias;
  3. Trabalhar em equipa:
    1. Organizar e afectar tarefas de forma eficiente aos objectivos definidos;
    2. Demonstrar aptidão para discutir ideias, resolver diferenças e estabelecer consensos;
    3. Assegurar que o trabalho é finalizado a tempo atingindo os objectivos desejados.
  4. Analisar e sintetizar a realidade económica:
    1. Identificar e replicar os principais pontos abordados pelas teorias económicas contemporâneas;
    2. Aplicar as técnicas estatísticas e matemáticas para analisar a realidade económica;
    3. Compreender a importância dos dados para decifrar a realidade económica.
  5. Saber desenvolver opinião crítica em assuntos económicos:
    1. Entender as controvérsias sobre os modelos e técnicas empregues na análise económica;
    2. Entender os pontos fortes e as limitações dos modelos e técnicas usadas em Gestão de Empresas;
    3. Entender o poder e as limitações das principais políticas económicas.

PERFIL DE ENTRADA DO CURSO

Os estudantes que pretendam estudar Gestão de Empresas do ISP Lusíada de Benguela caracterizam-se por assumir um pensamento crítico que os capacita no desempenho de tarefas de avaliação, assessoria e gestão de assuntos empresariais em diferentes tipos de organizações da vida económica, financeira e empresarial.

FORMA DE ACESSO AO CURSO

Estão previstas duas formas de acesso ao curso de Gestão de Empresas do ISP Lusíada de Benguela:

    1. Frequência do curso Preparatório do ISP Lusíada de Benguela que inclui diferentes Módulos leccionados ao longo de duas semanas e durante o mês de Agosto pelos Coordenadores Académicos dos diferentes cursos ministrados pelo ISPLB. Este curso Preparatório visa não só contribuir para o reforço das bases dos futuros estudantes universitários, mas também para que os mesmos possam interagir entre eles e aqueles que serão os seus professores e/ou coordenadores. No último dia do curso preparatório é aplicada uma prova de avaliação sobre a matéria apresentada ao longo das duas semanas. A aprovação desta prova garante o acesso à licenciatura de Gestão de Empresas.
    2. Aprovação no Exame de Acesso ao ISPLB cujos conteúdos são:
      1. cultura geral;
      2. matemática básica;
      3. língua portuguesa.
      A aprovação neste Exame garante o acesso à licenciatura de Gestão de Empresas.

SAÍDA PROFISSIONAL

Os licenciados em Gestão de Empresas pelo ISPLB encontram-se preparados para fazerem face às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. No ISPLB é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando-se os estudantes com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais. Os licenciados do ISPLB empregam-se nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional: (i) banca; (ii) seguros; (iii) auditoria e consultoria; (iv) organismos económicos e financeiros internacionais; (v) direcção de empresas da indústria e serviços; (vi) administração pública nacional ou local e ainda (vii) gabinetes de estudos, ensino e investigação.

PROGRAMA DO CURSO

Tratando-se de uma licenciatura de área científica, os estudantes recebem alguma formação inicial normalmente comum às licenciaturas em áreas científicas, com diversas unidades curriculares de Matemática, entre outras. A licenciatura em Gestão de Empresas tem uma duração de quatro anos lectivos, compreendidos em 8 semestres, com um total de 46 unidades curriculares semestrais e 1 unidade curricularanual. Todas as unidades curriculares têm carácter de aulas teóricas e/ou aulas práticas. A conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos e a defesa com sucesso do trabalho de conclusão de curso e/ou do relatório de estágio confere ao estudante o direito à atribuição do grau de licenciado.

    TÓPICOS

  • PLANO DO CURSO